O Feudalismo foi um sistema social e econômico que se desenvolveu na Europa a partir do século X. A expressão feudalismo vem da palavra germânica feudo e significa “bem dado em troca”. O Feudalismo foi um sistema econômico com base na agricultura e na pecuária. Por esse motivo seu desenvolvimento representou uma ruralização da sociedade medieval.
O início do Feudalismo ocorreu após o falecimento do imperador Carlos Magno. A morte do monarca provocou uma gradual fragmentação do poder no Sacro Império Romano, especialmente após a assinatura do Tratado de Verdum. Devido a isso, os nobres e os membros da aristocracia carolíngia ampliaram consideravelmente sua atuação nas terras que administravam. Para tanto, precisaram ampliar e garantir a legitimidade de suas administrações, por isso, esses nobres implantaram o costume germânico de vassalagem e fidelidade.
Os feudos eram regiões rurais, por isso, conforme cresceram provocaram uma fuga das populações urbanas em direção ao campo. Mas isso não era nenhuma novidade, pois a ruralização da sociedade já era uma realidade desde a época de Carlos Magno. O imperador era um grande incentivador do desenvolvimento de uma economia de subsistência nas províncias, condados e marcas. Mas foi somente com o enfraquecimento do poder central que essa situação se intensificou.
Devido a tudo isso, a riqueza passou a estar na terra. Quanto mais terras aráveis tivesse uma região, mais rica ela era. Ter terras significava ter riqueza e poder. Por isso, somente os nobres tinham direito a sua posse. Os proprietários rurais eram literalmente os senhores do feudo. Por isso eram chamados de senhores feudais. Já a população camponesa mantida sob condições de servidão, eram denominados servos.

Tira do blog http://historiaemquadrinhosblog.blogspot.com.br/

Ilustração de um feudo. Observe que o castelo ocupa um espaço destacado. Já a igreja fica localizada junto à aldeia. Se o nobre vivia afastado (literalmente encastelado), o baixo clero ficava muito próximo ao povo.
Aulas em sequência:
A Formação do Mundo Medieval / Os Bárbaros e o Reino dos Francos / O Império de Carlos Magno / O Feudalismo / A Sociedade Feudal