O instável equilíbrio entre Estados Unidos e União Soviética assombrava o mundo.

Sala de Aula - História Contemporânea - Guerra Fria

A GUERRA FRIA: AS GUERRAS INDIRETAS E A CRISE DA UNIÃO SOVIÉTICA

Marcos Emílio Ekman Faber

As Guerras Indiretas

Como um novo conflito mundial poderia significar o fim do planeta, as disputas entre EUA e URSS tornaram-se indiretas, ou seja, sem que as duas superpotências participassem diretamente do mesmo conflito.

As principais guerras indiretas foram:

Guerra da Coréia (1951-1953): Participação direta dos EUA que enviaram ao país milhares de soldados. Por outro lado, a URSS participou apoiando (com armas e munições) os comunistas. O conflito resultou na divisão do país em Coréia do Norte (comunista) e Coréia do Sul (capitalista).

Guerra do Vietnã (1959-1975): Os EUA envolveram-se em uma guerra civil entre comunistas e capitalistas. Em 1975, derrotados, os EUA se retiraram da guerra. O Vietnã, com apoio da URSS (inclusive com apoio bélico e financeiro) tornou-se comunista.

Guerra do Afeganistão (1979-1989): Participação direta da URSS que apoiava a revolução comunista no país. Por outro lado, os EUA apoiaram os capitalistas (financeira e belicamente). Em 1989, os soviéticos se retiraram da região, muitos historiadores afirmam que as perdas soviéticas repercutiram na desintegração da União Soviética em 1991.

Disputas não militares entre EUA e URSS:

Corrida Espacial: disputa entre os dois países pelo domínio da tecnologia espacial:

Lançamento do primeiro satélite artificial: Em 1957, os russos lançaram o Sputnik I;

Primeiro foguete tripulado enviado ao espaço: No ano de 1960, os soviéticos lançam o Sputnik III, tripulado pela cadelinha Laika;

Primeiro voo tripulado por um homem no espaço: Em 1961, a URSS lançou o foguete Vostok I, tripulado pelo cosmonauta Yuri Gagarin ao espaço: “A Terra é azul”;

Primeiro a chagar na lua: No ano de 1969, os Estados Unidos enviaram o módulo lunar Apollo 11 à lua, praticamente pondo fim a corrida espacial. O comandante Neil Armstrong, primeiro homem a pisar na lua, afirmou: “É um pequeno passo para um homem, mas um grande salto para a humanidade”.

Jogos Olímpicos: disputa entre EUA e URSS por liderar o quadro geral de medalhas. As disputas muito acirradas levaram inclusive os EUA a boicotarem a Olimpíada de Moscou em 1980. A retaliação dos soviéticos viria na Olimpíada seguinte em Los Angeles 1984.

 Olimpíadas na Guerra Fria
(três primeiros colocados):

1948 - EUA, Suécia e França
1952 - EUA, URSS e Hungria
1956 - URSS, EUA e Austrália (anfitriã)
1960 - URSS, EUA e Itália (anfitriã)
1964 - EUA, URSS e Japão (anfitrião)
1968 - EUA, URSS e Japão
1972 - URSS, EUA, Alemanha Oriental
1976 - URSS, Alemanha Oriental, EUA
1980 - URSS (anfitriã), Alemanha Oriental, Bulgária
1984 - EUA (anfitrião), Romênia, Alemanha Ocidental
1988 - URSS, Alemanha Oriental, EUA
1992 – CEI (ex-URSS), EUA, Alemanha (unificada).

 

União Soviética e Estados Unidos nunca se enfrenteram de forma direta num campo de batalha. Acima, tirinha de Pablo Carranza.

O Fim da Guerra Fria

A falta de democracia, o atraso econômico e a crise nas repúblicas socialistas acabaram por acelerar o fim da União Soviética.

A partir da primeira metade da década 1980, Gorbachev, primeiro ministro da URSS, iniciou uma série de políticas de abertura econômica que visavam pôr fim ao comunismo no país.

As principais medidas foram: Perestroika (reconstrução: foi um conjunto de medidas com o propósito de abrir a economia do país) e a Glasnost (transparência: significando a abertura democrática do regime soviético).

Em 1989, o Muro de Berlim foi colocado no chão ocorrendo a unificação da Alemanha (como República capitalista). Esse fato já antecipava o que estava para acontecer na URSS.

Por fim, em 1991, ocorreu a desintegração da União das Repúblicas Soviéticas. Era o fim da Guerra Fria e o inicio de uma nova Era para a Rússia, Ucrânia, Lituânia e todas as outras repúblicas da ex-URSS e, também, do Bloco Comunista.

 

Aulas em sequência:
Consequências da segunda Guerra / A Guerra Fria: Origens /
A Guerra Fria: Guerras Indiretas e Crise da URSS

 


Busca no História Livre

powered by FreeFind

Peças que não encaixam. Antes de tudo a Guerra Fria era uma batalha ideológica entre capitalistas e comunistas.
 

Vídeo: A Guerra Fria em Animação (4:19). Animação soviética da década de 1970.
 
A crise coreana teve início na Guerra Fria.
 

Ursinho Misha, o mascote das Olimpíadas de Moscou 1980.
 
A Queda do Muro de Berlim em 1989 simbolizou o fim da Guerra Fria.
www.historialivre.com - Na web desde 2000
© 2015 by Marcos Emílio Ekman Faber