Com o humanismo a religião deixa de ser o centro de interesse social. Esse papel agora era dos seres humanos. Por esse motivo, as ciências voltavam a ser importantes instrumentos a serviço do bem estar humano.

Sala de Aula - História Moderna - Renascimento

O PENSAMENTO HUMANISTA:
TEOCENTRISMO X ANTROPOCENTRISMO

Marcos Emílio Ekman Faber

Teocentrismo x Antropocentrismo

Ao romper com os paradigmas* defendidos pela Igreja Católica, o Renascimento representou a ascensão dos ideais burgueses sobre o pensamento e a cultura medieval. A mentalidade renascentista rompeu com a visão de mundo onde a religião ocupava o centro de todas as questões (teocentrismo). Para os humanistas, o centro de toda e qualquer pesquisa deveria ser o próprio ser humano (antropocentrismo) e não a religião, como acontecia anteriormente.

Como resultado imediato disso, a Igreja deixou de ser vista como aquela que tinha as respostas para todos os problemas da vida e da sociedade.

Com suas estruturas ideológicas abaladas, a Igreja Católica perdeu muito de seu poder político e, por incrível que possa parecer, também perdeu muito de seu prestígio mesmo no meio religioso, pois novas interpretações, principalmente humanistas, sobre a religião passaram a surgir, principalmente após a Reforma Protestante.

Características do humanismo

Ser humano no centro do universo: O ser humano passou a ocupar o centro de interesse da sociedade, das artes e das ciências. Com isso, o ser humano tomou o lugar que antes era ocupado pela religião e, consequentemente, pela Igreja.

Retorno aos estudos sobre o Mundo Clássico: Na verdade os renascentistas passaram a idealizar uma cultura greco-romana como perfeita e, por isso, motivo de ser copiada.

Racionalidade acima da superstição: Abandono às explicações supersticiosas ou baseadas somente na fé, tudo tinha que ter uma explicação racional, ou seja, baseada na razão e comprovável cientificamente. Incentivo às ciências.

* Paradigma: Algo que se acredita ser uma verdade absoluta, que não pode ser contestada.


Busca no História Livre

powered by FreeFind
Mesmo que tenham colocado a razão e a lógica acima da fé, a maior parte dos pensadores humanistas mantiveram-se como homens extremamente religiosos. Acima detalhe de "A Criação de Adão" de Michelângelo. Relacionamento entre Deus e os homens.
 

Princípios Fundamentais do Calvinismo (6:54) por Teologia Wesleyana (Faculdade Metodista).
 
Davi de Michelângelo. O homem em sua perfeição.
 
 
 
www.historialivre.com - Na web desde 2000
© 2015 por
Marcos Emílio Ekman Faber