Pela ousadia de suas ideias Lutero foi acusado de herege e excomungado. Acima, Joseph Fiennes interpreta Lutero (Luther, Alemanha/EUA, 2003).

Sala de Aula - História Moderna - Reforma Protestante

AS DOUTRINAS LUTERANAS

Marcos Emílio Ekman Faber

A Reforma Protestante não foi simplesmente um afrontamento ao catolicismo, na verdade Martinho Lutero tinha ideias muito mais profundas do que isso. As doutrinas luteranas não tinham somente o objetivo modernizar a Igreja, o luteranismo representava uma nova interpretação da Bíblia, uma interpretação humanística das Escrituras.

As principais doutinas luternas foram:

> Justificação pela fé: Segundo Lutero, a salvação é um processo individual onde o crente, por meio de sua fé em Jesus Cristo, tem acesso ao paraíso. Essa crença contrariava a pregação católica, pois para esses, a salvação era um processo mediado pela Igreja, para chegar ao paraíso, o crente deveria cumprir com uma série de sacramentos e boas obras;

> Sacerdócio Universal: Lutero defendia que todos os cristãos eram sacerdotes e, portanto, não necessitavam de intermediários para ter contato com Deus. Novamente a Igreja Católica era atingida, pois para os católicos somente os membros do clero eram sacerdotes;

> Bíblia como única fonte segura para a fé: Para o reformador, a Bíblia era a única fonte confiável de informações sobre a fé. Por isso, deveria ser lida por todos. Para Lutero, o papel da Igreja era o de apontar o caminho até Deus e não o papel de ser o caminho.

As doutrinas luteranas eram humanistas, pois colocavam o ser humano como único responsável pela própria salvação. Para Lutero, não havia mais intermediários entre os homens e Deus. Era o relacionamento pessoal com a divindade que garantia a vida eterna aos seres humanos.

Quando colocou o ser humano como responsável por sua espiritualidade, sendo o grande responsável pela própria salvação, Lutero demonstrou ser um humanista.

Lutero também defendia que a Igreja não era o caminho para a salvação, pois o papel da Igreja era o de apontar o caminho até ela. Para o reformador, o caminho era o próprio Jesus Cristo, com isso, era papel dos seres humanos escolher seguir ou não este caminho.

 

Aulas em sequência:

A Reforma Protestante de Martinho Lutero / As Doutrinas Luteranas / João Calvino e o Calvinismo / Henrique VIII e a Reforma na Inglaterra / A Contra Reforma ou a Reforma Católica / Os Protestantes após a Reforma

 


Ao determinar que as Sagradas Escrituras eram a autoridade máxima no que se refere à doutrina religiosa, a Reforma Protestante possibilitou que muitos dogmas fossem questionados. E, não por acaso, surgissem dezenas de denominações cristãs independentes.


Busca no História Livre

powered by FreeFind
Lutero afixando suas 95 Teses na porta do Castelo de Wittemberg (31 de outubro de 1517).
 

A Reforma Protestante pelo professor Thiago Cardoso (3:17).
 

Trailer do filme Lutero (2:24).
 
Mapa da expansão protestante na Europa (amplia).
 
Martinho Lutero em pintura do século XVI.
 
 
 
www.historialivre.com - Na web desde 2000
© 2015 por
Marcos Emílio Ekman Faber