A guarda do sábado é um dos 10 Mandamento. Imgem acima de Charlton Heston em Os 10 Mandamentos.
História Livre - História Contemporânea - Teologia
IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA:
O SÁBADO
Marcos
Emílio Ekman Faber
Tendo em vista que o mais importante ensinamento
da Igreja Adventista do Sétimo Dia se
refere à guarda do sábado, procuramos
através deste estudo analisar os porquês
da observância deste mandamento e os possíveis
problemas que pode causar a seus praticantes.
" Santificai os meus sábados, pois
servirão de sinal entre mim e vós,
para que saibas que eu sou o senhor, vosso Deus".
(Bíblia Sagrada, Ezequiel 20:20).
Com
base na citação acima entre outros
textos bíblicos, e, principalmente no
mandamento da lei mosaica, a igreja adventista
do sétimo dia tem como um de seus principais
ensinamentos a observância da guarda do
sábado. Segundo eles, o sábado
foi instituído desde a criação
do mundo, quando Deus, tendo acabado sua obra,
descansou, abençoando e santificando
o sétimo dia.
"O
sábado foi santificado na criação.
Instituído para o homem, teve sua origem
quando "as estrelas da alva juntas alegremente
cantavam, e todos os filhos de Deus se rejubilavam".(Ellen
White, O Desejado de todas as nações,
cap. 29, pág,205).
Também
acreditam que o sábado é um dia
especial para reverenciar ao criador e fazer
o bem, como disse Jesus aos judeus. "é
lícito fazer o bem nos sábados".
(S. Mateus 12:12).
Baseados ainda nas Sagradas Escrituras, os adventistas
crêem que Jesus é o senhor do sábado,
de acordo com um versículo que se encontra
no livro de S. Marcos, e afirmam que o próprio
Jesus e os apóstolos guardavam o sábado
e que este deverá ser observado por todos
na eternidade.
Afirmam ainda, que a observância da guarda
do sábado é o selo de Deus citado
em Apocalipse, que seria colocado como marca
sobre aqueles que serão salvos e herdarão
a vida eterna.
Se analisarmos do ponto de vista adventista,
a maior parte dos seres humanos e mesmo dos
cristãos da atualidade, estariam perdidos,
pois a maioria das religiões do mundo,
com exceção do Adventismo e do
Judaísmo, não considera o sábado
como um dia especial de adoração
a Deus.
O próprio Alejandro Bullón, um
dos principais defensores da doutrina adventista
na atualidade, questiona em seu livro "O
Terceiro Milênio e as Profecias de Apocalipse",
sobre as diferenças encontradas pelos
adventistas na vida pratica. Diz ele:
"Hoje,
ainda, em tempos de paz, todos os jovens que
guardam o sábado têm o direito
de fazer suas provas na universidade em outro
dia? Todas as pessoas que guardam o sábado
podem fazer concursos para cargo públicos?
Todas as pessoas têm direito de trabalhar
no domingo em lugar do sábado?(Alejandro
Bullón, "O Terceiro milênio
e as profecias do Apocalipse", cap. 14,
pág 113).
No
livro "Religiões, Seitas e Heresias",
de J. Cabral, o autor considera o adventismo
como uma seita, por não reconhecer a
variedade de suas doutrinas. Para J. Cabral,
o sábado é uma instituição
de Deus para os judeus, e não para os
cristãos. Ele atribui ainda a observância
do sábado a uma visão que a profetisa
Ellen White teve a respeito do quarto mandamento:
"A
sra. White afirmou que, em uma visão,
contemplou a arca do céu. Nela teria
visto as duas tábuas de pedra contendo
os Dez Mandamentos, sendo que o quarto mandamento
se destacava dos demais, circundado por uma
auréola de luz. Devido a esse fato, os
sabatistas insistem no fato de que toda a humanidade
deve observar (guardar) o sábado"."(CABRAL,
1999, 203)
J.
Cabral alega também que a interpretação
de Deuteronômio 5.15, onde Deus ordena
ao seu povo a guarda do sábado foi em
memória ao Êxodo (saída
do cativeiro egípcio), portanto cabível
exclusivamente aos judeus, afinal, estes é
que foram libertados do cativeiro e não
os cristãos.
No livro de Romanos, o apóstolo Paulo
afirma que cada cristão deve considerar
individualmente se a observância do sábado
é ou não um mandamento importante
a ser seguido em sua vida religiosa:
"Um
faz diferença entre dia e dia; outro
julga iguais todos os dias. Cada um tenha opinião
bem definida em sua própria mente."
(Bíblia Sagrada, Romanos 14.5 , ARA)
Jesus
Cristo, no livro de Marcos, afirma que o sábado
foi estabelecido por causa do homem, e não
o contrário. (Bíblia Sagrada,
Marcos 2.27 , ARA).
Portanto, diante desta afirmação,
cremos que a observância do sábado
não é um mandamento obrigatório
da lei de Deus, pois o mesmo sabe da dificuldade
que tem-se nos dias de hoje de cumprir tal designo.
Concluímos também que o quarto
mandamento não se refere a um dia específico
da semana (no caso o sábado), mas que
deve-se ter sempre um tempo especial para adorar
a Deus, acreditamos que o sábado mais
do que um mandamento foi um direito atribuído,
em amor, por Deus.
Este trabalho pode ser utilizado
desde que citada a fonte:
A História em Textos - O Sábado-
Por Marcos Emílio Ekman Faber e Maria
Isabel Vieira
Referências Bibliograficas
Bíblia Sagrada, Almeida Revista e Atualizada,
Sociedade Bíblica do Brasil.
CABRAL,
J. Religiões, seitas e heresias. Ed.
Gráfica Universal, 1ª ed., São
Paulo, 1998.
WHITE,
Ellen G. O desejado de todas as nações.
Ed. Casa Publicadora Brasileira, 4ªed.,
São Paulo, s.d.
BULLÓN,
Alejandro, O terceiro milênio e as profecias
do apocalipse. Ed. Casa Publicadora Brasileira,
3ª ed., São Paulo, 1998.
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