Revista Historiador
www.historialivre.com/revistahistoriador
porto alegre - rs
 
ISSN 2176-1116
 
No. 1 - HISTÓRIA DO BRASIL CONTEMPORÂNEO - 2008
 

Proposta da Revista

Serviço de e-mail
Primeira Página
 
.
.
 
 
APRESENTAÇÃO
 

É com muito prazer que faço a apresentação desta coleção de artigos sobre a História do Brasil Contemporâneo. Este conjunto de artigos constitui uma seleção dos artigos produzidos na disciplina de História do Brasil IV, do Curso de Licenciatura em História da Faculdade Porto-Alegrense (FAPA), que eu ministro.

De fato, o estudo do Brasil contemporâneo desperta muito interesse nos alunos, pois constitui um ponto de chegada em um processo de pensar a realidade nacional desde o período colonial, mostrando suas rupturas e continuidades. Esta reflexão, feita a partir do método histórico de análise, permite compreender as dinâmicas econômicas, políticas, sociais e culturais mais diversas, a partir de um processo de crítica aguda e contundente do pensamento social e de nossos próprios postulados. Dessa forma, é possível criticar o senso comum, derrubar os mitos construídos “naturalmente” como processo de dominação e justificativa das mais variadas formas de exploração que presencia-se até hoje no Brasil.

Foi com essa concepção de fazer história que, além da discussão aprofundada de autores clássicos e mais recentes da historiografia, foram produzidos esses artigos. Pensados como ponto de partida de pesquisa, muitos avançam em conclusões inovadoras e revisões interpretativas, mostrando o vigor da análise histórica vinda das novas gerações.

Também é interessante notar que o Brasil contemporâneo é o período da história que tem muitas lacunas, com arquivos não pesquisados, com temáticas ainda inexploradas, ou seja, ainda bastante aberto do ponto de vista da historiografia. Se a história é reescrita a cada geração a partir de novos problemas vivenciados, o tempo presente tem uma dimensão especial, pois se trata de um período onde muitos processos não se encerraram, que guarda muitos interesses vivos, que tem uma memória ainda muito presente. Poderíamos citar, apenas a título de exemplo, o período do Regime Militar, objeto de disputa em relação a sua memória e seu esquecimento (como se isso fosse possível). Mas história que não incomoda não está viva ou não fez a pergunta certa!

Nesse sentido, a iniciativa dos alunos, de divulgar a produção realizada na disciplina de História do Brasil IV, neste ano de 2008, constitui uma importante iniciativa, que revela maturidade intelectual e compromisso com a construção e divulgação do conhecimento.

Desejo boa leitura a todos.
Prof. Dr. André Luiz Reis da Silva
Dezembro 2008.

 

 

 

www.historialivre.com/revistahistoriador
 

Sumário da Edição
Número 01

Tema da edição:
História do Brasil Contemporâneo
 
www.historialivre.com/revistahistoriador