www.historialivre.com/popCorn

Pôster do History Channel quando do lançamento da série Vikings foi lançada (2013).

pop Corn - Seriados - Vikings
VIKINGS

A Série

...
 

.
Vikings
é uma série canadense/irlandesa criada por Michael Hirst, sendo transmitida pelo canal History Channel. O programa estreou em 3 de março de 2013 no Canadá e nos Estados Unidos. A série, que é filmada na Irlanda, tem como inspiração a história real de Ragnar Lothbrok, um importante herói viking responsável por ataques à França e Inglaterra.

 

...
Texto de Marcos Faber
professor de História e Artes

Publicado em 02 de
janeiro de 2017.

Atualizado em 17
de janeiro de 2018.
...

No Brasil o programa é transmitido pelo canal History Channel e, no sistema de streaming, pela Netflix (somente as quatro primeiras temporadas).

A história é centrada na vida de Ragnar Lothbrok e suas incursões na Europa. Ragnar é casado com a escudeira Lagertha, com quem tem um casal de filhos, Bjorn e Gyda. Ragnar e sua família vivem num vilarejo em Kattegat, na Escandinávia.

 


Lagertha e Ragnar

 

A Cultura Viking apresentada na série

A cultura nórdia era rústica e austera. Os vikings viviam em aldeias e eram organizados dentro de uma hierarquia onde um nobre guerreiro (denominado jarl) liderava os camponeses e guerreiros livres, abaixo ainda existiam os escravos. Apesar de muito respeitadas, as mulheres não tinham grande destaque, a elas cabia a responsabilidade pela criação dos filhos, mas em caso de guerra lutavam junto com os homens na defesa de suas terras (episódio 3, temporada 2, "Treachery").

Os camponeses, apesar de serem livres, viviam em estado de servidão. A ascensão social era reservada aos guerreiros. Quanto aos escravos, nas palavras de Porunn, a jovem por quem Bjorn está apaixonado, "não há muito o que dizer sobre a minha vida. Sempre fui uma serva" e completa "não tenho esperanças, nem sonhos. Pessoas como eu não têm esperanças ou sonhos" (episódio 7, temporada 2, "Blood Eagle").

 

 

Machado e Moeda viking. Acervo do
Museu de Brinquedo.

Quanto à morte e à guerra. Morrer em batalha significava morrer em glória. Por esse motivo, os vikings não temiam a morte ou a guerra, pelo contrário, muitos sonhavam com esta possibilidade.

“Sim, eu sou muito velho. Fui um guerreiro a vida toda. Naveguei por muitos anos com o lorde Haraldson e lutei contra o povo do Leste, e vi todos os companheiros da minha juventude morrerem. E embora eu tenha lutado com eles na muralha de escudos, nunca fui tocado por uma lâmina. Todos os amigos e companheiros da minha juventude estão mortos e festejando e bebendo com Aesir nos salões dos deuses! Enquanto eu, fui deixado para trás, despojado. É por isso que peço, lorde, me dê a chance de morrer com honra no campo de batalha e me juntar aos meus amigos em Valhalla!” Ancião viking solicitando a Ragnar, o novo lorde, autorização para viajar para o Oeste. (Episódio 6, temporada 1, “Burial of the Dead”).

A apologia à batalha também pode ser notada num de seus cânticos de guerra:

Em pé como uma quilha virada.
Subam, com a mão pesada.
O vapor do oceano é frio,
Com a morte vem o arrepio.

Você toma as donzelas com alegria
E todos morrem um dia!

Cântico de Rollo, na batalha contra os saxões (episódio 4, primeira temporada, "Trial").


Rollo e Ragnar

Na religião, os vikings eram politeístas, isto é, acreditavam em vários deuses, que, por sua vez, formavam o Aesir ou clã dos deuses. Dentre as divindades nórdicas, as principais eram Odin (principal entre os deuses, era a divindade da sabedoria, da guerra e da morte), Thor (deus das batalhas e dos trovões), Frey (deus da fertilidade, da agricultura e da paz), Freyja (deusa do amor, da beleza, da riqueza e da magia) e Loki (divindade da trapaça, da mentira e da magia). Aos deuses se sacrificavam animais como cabras e ovelhas, mas em algumas festividades específicas se realizavam sacrifícios humanos. Muitas pessoas se ofereciam com alegria para serem ofertadas aos deuses (episódio 8, temporada 1, "Sacrifice").

Além dos deuses, na Mitologia Nórdica também havia outras criaturas sobrenaturais como Fenrir (lobo gigante) e Jormungard (serpente do mar que circula o mundo inteiro). Todas estas criaturas, assim como os deuses, viviam num reino próprio chamado Asgard. Nesta cidade mística havia a Valhala, um grande salão onde vivia Odin e os guerreiros mortos em campo de batalha.

"Valhalla... vasta e reluzente. E a cada dia Odin escolhe homens mortos para ajudá-lo. Eles se armam e lutam no grande pátio. Eles matam uns aos outros. Mas a cada noite eles revivem, e voltam para o salão e festejam. O teto é feito de escudos. As vigas são lanças. As couraçãs são usadas nos bancos. Um lobo fica na porta ocidental e uma águia paira acima dele. São 540 portas, e quando Ragnarök chegar, 800 guereiros marcharão de cada porta, ombro a ombro", palavras do guereiro Floki (episódio 5, temporada 1, "Trial").

O costume de narrar as histórias mitológicas era muito popular entre os vikings. Dentre os mitos destacavam-se a Völuspá (narrativa sobre a origem e fim do mundo) e o Ragnarök (batalha final entre os deuses).

"A Terra foi feita da carne de Ymir e os oceanos de seu sangue, quando o titã foi descongelado. Os deuses fizeram colinas de seus ossos, as árvores de seus cabelos, e a abóboda celestede seu crânio. E com o cérebro dele deram forma às nuvens escuras" a criação da Terra nas palavras de Helga, a amante de Floki (episódio 5, temporada 1, "Trial").

Já o Ragnarök ("Destino dos Deuses"), explicado por um adivinho viking:

O crepúsculo dos deuses vai acontecer assim: Haverá três anos de invernos terríveis e verões de sol negro. As pessoas perderão toda a esperança e se renderão à ganância, incesto e à guerra civil. Midgardsormen, serpente do mundo, atacará o oceano, trazendo as marés e inundando o mundo. O lobo, Fenrir gigante, quebrará suas correntes invisíveis. Os céus se abrirão, e Surt, o gigante de fogo, virá flamejante através da ponte para destruir os deuses. Odin virá cavalgando pelos portões de Valhalla para lutar pela última vez contra o lobo. Thor vai matar a serpente, mas morrerá com o seu veneno. Surt espalhará o fogo por toda a Terra. Por fim, Fenrir engolirá o sol.
(Episódio 6, temporada 1, “Burial of the Dead”)

Quanto à lei e à justiça, elas eram aplicadas de acordo com crendice religiosa e, normalmente, eram postas em prática a partir das decisões dos próprios nobres. Entretanto, dependendo da gravidade da situação, um Legislador era consultado. Este aplicava a lei de acordo com os desígnios dos deuses (episódio 1, temporada 2, "Brother's War").

Apesar de existir pena de morte, ela somente era aplicada nos casos de assassinato sem justificativa, caso o agressor tivesse um motivo razoável, não haveria nenhum tipo de condenação. Em alguns casos extraordinários era aplicada a Águia de Sangue, que consistia numa "punição muito especial. Reservada àqueles que irritaram os deuses de forma especial. O criminoso fica de joelhos e suas costas são abertas com facas. Depois, com machados, suas costelas são arrancadas de sua coluna. Depois os pulmões são retirados dessas grandes e sangrentas feridas e apoiados em seus ombros, parecendo assim asas dobradas de uma grande águia. E ele deve ficar assim, sofrendo, até morrer. Se ele sofrer em silêncio, poderá entrar em Valhalla. Mas se ele gritar, nunca passará pelos portais", Ragnar Lothbrok explicando ao filho Bjorn o como ocorreria a execução de um nobre traidor (episódio 7, temporada 2, "Blood Eagle") .

Já os casos envolvendo roubo, o criminoso poderia ser condendo ao apedrejamento público. Neste caso, tratava-se de um castigo exemplar, pois o apedrejamento não tinha por objetivo a morte da pessoa punida (episódio 1, temporada 1, "Rites of Passage").

Para saber mais sobre a história dos vikings leia o texto "A Civilização Viking" de Marcos Faber.

 

Os textos abaixo podem conter spoilers dos episódios

 

AS TEMPORADAS

Até agora foram 4 temporadas.

Temporada 1 - Temporada 2 - Temporada 3 - Temporada 4 - Temporada 5

 


Elenco da primeira temporada (2013).

Temporada 1 (2013) em 9 episódios

Escandinávia, ano 793 d.C. O viking Ragnar e seu jovem filho (Bjorn) partem em direção às terras do nobre Haraldson, líder viking. Lá, Ragnar propõe que as incursões de saques, realizadas anualmente, desta vez devam partir em direção ao Oeste. Sua proposta é negada, pois Haraldson prefere direcionar sua frota para o Leste.

Desobedecendo às ordens do nobre, Ragnar e seu irmão Rollo lideram um grupo de guerreiros que parte em direção ao Oeste. O grupo acaba chegando a uma terra desconhecida, a costa da Inglaterra.

Principais episódios da primeira temporada:

- Episódio 1 (Rites of Passage): Ragnar Lothbrok leva o filho Bjorn para as terras do nobre Haraldson, lá o jovem é submetido a um ritual de passagem. Após se desentender com o líder viking, Ragnar vai até as terras de Floki, artesão e construtor de barcos. Contrariando a decisão do nobre, os dois tramam navegar em direção ao Oeste.

 

 

 

Floki, o construtor de barcos, amigo de Ragnar Lothbrok.

- Episódio 2 (Wrath of the Northmen): Liderados por Ragnar, os vikings chegam à costa da Inglaterra. O primeiro local que encontram é um mosteiro. Sem encontrar resistência, os invasores matam todos os monges que cruzam seus caminhos. Ao entrarem na capela, defronta-se com vários objetos religiosos de ouro. "Eu não entendo. Por que deixam tantos tesouros desprotegidos? Há algum feitiço, alguma magia que os protege?" questiona um dos invasores, as dúvidas do viking sintetizam o choque cultural que ocorre em vários momentos da série.

- Episódio 5 (Raid): A vila de Ragnar é atacada por Haraldson e seus homens. Ragnar fica gravemente ferido, mas consegue fugir. Junto com sua família, refugia-se na casa de Floki, onde passa a tramar uma vingança.

- Episódio 6 (Burial of the Dead): Ragnar mata Haraldson em um duelo. O vitorioso se torna o novo lorde das terras do Norte. O funeral de Haraldson ocorre em uma grande cerimônia viking.

- Episódio 9 (All Change): Após as vitoriosas incursões na Inglaterra, a fama de Ragnar se espalhou por todos os territórios da Escandinávia, chamando a atenção do rei Horik, soberano das terras do Norte. Ao jurar lealdade ao rei, Ragnar e seus homens são enviados à Suécia para negociar a paz com Jarl Borg, um nobre rebelde. Nestas terras, Ragnar conhece a bela Aslaug, princesa de Götland, por quem fica encantado. Enquanto isso, Lagertha tem que liderar seu povo no combate a uma mortal peste que atinge o vilarejo. A temporada termina com a princesa Aslaug revelando estar esperando um filho de Ragnar.

 

Temporada 2 (2014) em 10 episódios

Ragnar e o rei Horik entram em batalha contra Rollo e as tropas de Jarl Borg. O conflito chega ao fim com a proposta de Ragnar para que se encerrem as disputas pelas terras na Escandinávia. A ideia é que os dois exércitos juntem forças para conquistarem novas terras no Oeste.

Ao retornar para casa, Ragnar recebe a notícia da morte da filha, Gyda. Para complicar ainda mais, a princesa Aslaug chega à terra de Kattegat. Agora, o líder viking precisa lidar com uma nova esposa e com a partida de Lagertha e do filho Bjorn.

Principais episódios da segunda temporada:

- Episódios 2 e 3 (Invasion e Treachery): Passaram-se quatro anos que Lagertha e Bjorn partiram. Ragnar e o rei Horik navegam novamente para a Inglaterra, onde entram em conflito com as tropas do rei Ecbert de Wessex. Enquanto isso, Jarl Borg invade Kattegat, obrigando Rollo a escoltar a fuga da princesa Aslaug e os filhos de Ragnar para as montanhas.

- Episódio 4 (Answers in Blood): Ao saberem das ações de Jarl Borg em Kattegat, Lagertha e Bjorn unem forças a Ragnar e Rollo. Após violenta batalha, Ragnar volta triunfante à suas terras. Enquanto isso, em Wessex, Athelstan é obrigado a servir na casa do rei Ecbert.

 

 

 

Bjorn, agora um grande guerreiro, volta para Kattegat.

- Episódio 7 (Blood Eagle): As conspirações e disputas por poder tomam conta da corte em Kattegat. Ragnar toma consciência de algumas destas maquinações. Enquanto isso, o rei Ecbert, de Wessex, e o rei Aelle, da Nortúmbria, formam aliança contra as invasões vikings. Por fim, Jarl Borg é condenado à morte por traição.

- Episódio 9 (The Choice): Liderados por Ragnar, Lagertha e o rei Horik os nórdicos retornam à Inglaterra. Mas, desta vez, os exércitos dos reis Ecbert e Aelle estão unidos. Após sangrenta batalha, Rollo é capturado pelos ingleses. Ragnar negocia a paz com Ecbert, o rei de Wessex.

- Episódio 10 (The Lord's Prayer): Os vikings, liderados por Ragnar, retornam à Escandinávia. Em Kattegat, alianças impensadas são formadas e o rei Horik trama a morte de Ragnar. A temporada termina com a conspiração sendo desmascarada e Horik morto.

 

Temporada 3 (2015) em 10 episódios

A morte de Horik transforma Ragnar Lothbrok no rei dos nórdicos. Como novo monarca, Ragnar lidera uma nova viagem à Inglaterra. Em Wessex, o rei Ecbert convence Ragnar a lutar em nome da princesa Kwenthrith, aspirante ao trono do Reino de Mércia. Em troca, o rei inglês cede territórios de seu reino para que os vikings fundem uma colônia. Cabe a Lagertha assumir a liderança dos assentamentos nórdicos na Inglaterra.

No quesito de produção, a terceira temporada é marcada por um qualidade técnica superior às temporadas anteriores. Como exemplo cito as cenas de batalhas, que são dignas dos melhores filmes de Hollywood, especialmente a conquista do Reino de Mércia e a batalha travada nos portões de Paris.

Principais episódios da terceira temporada:

- Episódios 2 e 3 (The Wanderer e Warrior's Fate): Enquanto os vikings, liderados por Ragnar, unem-se as tropas de Wessex na guerra contra o Reino de Mércia, Lagertha comanda o assentamento nórdico na Inglaterra. Na colônia, os vikings aprendem novas técnicas de agricultura. Porém, as diferenças culturais entre cristãos e nórdicos assustam os conselheiros do rei Ecbert. Já em Kattegat, um andarilho misterioso, chamado Harbard, chega à cidade.

- Episódio 5 (The Usurper): Os vikins retornam à Escandinávia. Helga conta a Floki sobre o misterioso andarilho que visitou Kattegat. Floki diz que o andarilho Hardbard não é humano, mas um deus, que veio visitar Kattegat, "tal visita deveria ser celebrada, e se tal visita levar a morte, também resulta em vida. É assim que os deuses fazem". Enquanto isso, Lagertha recebe a notícia de que suas terras, em Igstad, foram usurpadas por Kalf, homem que era de sua confiança. Por fim, o príncipe Aethelwulf, filho do rei Ecbert, ataca a colônia nórdica em Wessex, pondo fim aos assentamentos vikings na Inglaterra.

- Episódio 6 (Born Again): A notícia do ataque à colônia viking em Wessex chega a Ragnar. O líder nórdico promete vingança. Enquanto isso, Athelstan tem uma visão e se reconcilia com Jesus Cristo. Num ataque de ira, Floki mata o padre. Ragnar leva o corpo do amigo até uma colina para o sepultamento. "Sempre acreditei que a morte é um destino muito melhor do que a vida, pois você estará reunido com os entes queridos que se foram. Nós nunca mais vamos nos encontrar, meu amigo, pois tenho a sensação de que seu Deus pode opor-se que eu te visite no Céu. O que eu vou fazer agora? Eu o odeio por me deixar. Sofro pela sua perda. Não há nada que possa me consolar agora. Eu mudei. Você também" e termina afirmando "Perdoe-me, meu amigo, não pelo que eu fiz, mas pelo que estou prestes a fazer" e coloca o crucifixo no pescoço.

- Episódios 8 e 9 (To the Gates e Breaking Point): Os vikings chegam aos portões de Paris. Duas sangrentas batalhas são travadas. Ragnar e conde Otto, o defensor de Paris, se reunem para negociarem a paz entre os dois povos. Ragnar pede para ser batizado.

 

 

 

Ragnar toma uma decisão que surpreende vikings e francos.

- Episódio 10 (The Dead): Após os combates em Paris, os ferimentos de Ragnar estão piorando. Mesmo assim, - num final de temporada surpreendente - os vikings conseguem invadir e saquear Paris.

 


Elenco principal da primeira parte da quarta temporada.

Temporada 4 (2016 - 2017) em 20 episódios (divididos em 2 partes)

Os vikings estão de volta à Escandinávia. Como Ragnar continua bastante enfermo, a cidade de Kattegat convive com disputas de poder, as intrigas palacianas tomam conta da cidade.

Na Frankia, Rollo casa-se com a princesa de Paris, tornando-se um nobre franco. Fato que contraria os interesses nórdicos no Sul da Europa.

Principais episódios da primeira parte da quarta temporada:

- Episódios 2 e 3 (Kill the Queen e Mercy): O príncipe Aethelwulf invade o Reino de Mércia e liberta a princesa Kwenthrith, que estava sendo mantida em cativeiro. Em Kattegat, Floki é preso por ter matado Athelstan. Já Bjorn decide passar o inverno nas montanhas, contudo, um mercenário viking foi contratado para matá-lo.

- Episódios 6 e 7 (What Might Have Been e The Profit and the Loss): Ragnar lidera os vikings em uma nova invasão à Paris. Ao chegaram ao rio Sena, os nórdicos se deparam com Rollo liderando uma tropa de soldados francos. A batalha entre os dois exércitos é extremamente violenta. Enquanto isso, o rei Ecbert encontra-se com o príncipe Wingstan, o herdeiro do trono da Mércia. A proposta do nobre mércio é de que os dois lutem juntos contra os usurpadores que estão no controle do reino, em troca, Ecbert poderá unificar as coroas, tornando-se rei de Wessex e Mércia.

- Episódio 9 (Death All 'Round'): Ragnar tem sucesso em sua ideia de transportar as embarcações vikings por via terrestre. Em Roma, o jovem Alfred, filho de Athelstan e neto do rei Ecbert, é abençoado pelo papa.

 

 

 

Ecbert é coroado monarca dos reinos de Wessex e Mércia.

- Episódio 10 (The Last Ship): Os francos liderados por Rollo expulsam os vikings da Frankia. A derrota faz com que Ragnar abandone seu reino. Alguns anos se passam, Bjorn Ironside, agora líder dos nórdicos, faz planos de navegar até o Mar Mediterrâneo. Mas, Ragnar retorna à Kattegat.

Principais episódios da segunda parte da quarta temporada:

- Episódio 11 (The Outsider): Sigurd, Ubbe, Hvitserk e Ivar, filhos de Ragnar, agora são jovens guerreiros. Ragnar convida os filhos para navegarem com ele até Wessex, porém, estes preferem ir com o irmão Bjorn Ironside até o Mar Mediterrâneo. Só Ivar, que não pode andar, aceita o convite do pai.

 

 

 

Ivar Sem Ossos, o filho mais cruel de Ragnar.

- Episódio 13 (The Vision): Após a embarcação naufragar, Ragnar e Ivar acordam numa praia inglesa, os dois vikings caminham até Wessex. Na Frankia, Bjorn encontra-se com Rollo, este pede para navegar junto aos nórdicos em direção ao Mar Mediterrâneo. Na Escandinávia, Lagertha invade Kattegat.

- Episódios 14 e 15 (In the Uncertain Hour Before the Morning e All His Angels): Ao conquistar Kattegat, Lagertha mata a rainha Aslaug. Em Wessex, Ragnar Lothbrok pede para que Ecbert o entregue para o rei Aelle. Em troca de proteção a Ivar, Ragnar promete que seus filhos não invadirão Wessex. Ao chegar à Nortúmbria, Aelle manda matar Ragnar.

- Episódio 16 e 17 (Crossings e The Great Army): Bjorn chega até a Espanha Muçulmana. Após saquear a região, os vikings navegam de volta à Escandinávia. Enquanto isso, Ubbe e Ivar tentam depor Lagertha, mas Bjorn chega de viagem a tempo de proteger a mãe.

- Episódio 19 e 20 (On the Eve e The Reckoning): Em vingança ao pai, os filhos de Ragnar lideram uma nova invasão à Inglatera. Após conquistarem a Nortúmbria, os vikings esmagam os exércitos saxões. Enquanto os batalhões nórdicos marcham em direção à Wessex, o rei Ecbert renúncia ao trono em favor do filho, o príncipe Aethelwulf. O novo rei foge e os vikings se estabelecem na Inglaterra.

 

Temporada 5 (2017) em 20 episódios

Repetindo a fórmula da anterior, a 5a temporada terá 20 episódios. A primeira parte da temporada (10 episódios) estreiou nos Estados Unidos em 29 de novembro de 2017 e esta prevista para terminar em 24 de janeiro de 2018. Ainda não há data para a estréia da segunda parte.

 

 

Veja também:

           
                         

                         
       
           

 


B
B
B
B
B
www.historialivre.com - Na web desde 1999
© 2018 by Marcos Emílio Ekman Faber