www.historialivre.com/popCorn

Monstro do Pântano: Raízes (editora Panini). Reedição das clássicas histórias escritas por Len Wein, o criador do personagem.

pop Corn - Quadrinhos - Vertigo/DC
Monstro do Pântano

Swamp Thing

...
 

 

Monstro do Pântano (Swamp Thing) é um personagem de histórias em quadrinhos criado por Len Wein e Berni Wrightson. O personagem faz parte do Universo DC Comics. Entretanto, entre 1993 e 2011, o Monstro do Pântano fez parte do catálogo da Vertigo, editora adulta da DC.

 

...
Texto de Marcos Faber
professor de História e Artes

Publicado em 02 de
janeiro de 2017.

Atualizado em 17
de janeiro de 2018.
...

O Monstro do Pântano apareceu pela primeira vez na revista Casa dos Segredos número 92 (junho-julho de 1971). O sucesso da história possibilitou aos criadores produzirem um título próprio do personagem. Inicialmente a revista era bimestral e tinha os textos e desenhos de seus criadores, Len Wein (roteiro) e Berni Wrightson (ilustrações). Estas histórias são clássicas até os dias de hoje e receberam duas edições encadernadas da editora Panini em 2016 (Monstro do Pântano: Raízes 1 e 2).

Contudo, o grande sucesso do personagem ocorreu nos anos 1980, quando o autor britânico Alan Moore assumiu o roteiro da revista. Moore passou a escrever as histórias de A Saga do Monstro do Pântano a partir do número 20. A Fase de Moore na revista alcançou sucesso imediato, se tornando icônica.

 


O Monstro do Pântano.

 

AS PUBLICAÇÕES

Séries e Publicações do Monstro do Pântano

A publicação do título O Monstro do Pântano teve cinco séries distintas. A primeira foi publicada entre 1972 e 1976, encerrando no número 23. A segunda série de publicações do personagem ocorreu após o lançamento do filme "Swamp Thing" em 1982. Aproveitando-se da publicidade adquirida com o filme, a DC Comics relançou o título que durou de 1982 à 1995, sendo a mais duradora. Foi nesta fase que o personagem alcançou seu maior sucesso, passando pela revista autores como Alan Moore, Stephen Bissette, John Totleben, Rick Veith, Jamie Delano, Grant Morrison e Mark Millar.

Já a terceira série foi publicada entre 2000 e 2002 e foi focada na vida de Tefé Holland, a filha do Monstro do Pântano. Em 2004 foi lançada a quarta série da revista que não alcançou muito sucesso e foi cancelada. Em 2011 a editora DC Comics realizou uma reformulação em seu Universo, denominado os Novos 52, dentre os títulos que foram lançados estava o do Monstro do Pântano. Esta última fase do personagem tem alcançado um grande sucesso de crítica e, no Brasil, é publicada pela editora Panini.

 

Os textos abaixo podem conter spoilers das histórias

PRINCIPAIS FASES DO PERSONAGEM

Fase Len Wein e Berni Wrightson

Len Wein e Berni Wrightson criaram o Monstro Pântano em 1971 como uma história integrante da revista em quadrinhos The House of Secrets número 92, uma revista especializada em história de terror.

Inicialmente a história do personagem terminaria na última página desta mesma revista, entretanto, o enorme sucesso da história fez com que os editores da DC Comics oferecessem aos autores a possibilidade de redigirem um título próprio do personagem. Porém, Wein e Wrightson não aceitaram a proposta. Pois, segundo eles, a história tinha um início e um fim, qualquer coisa que produzissem depois disso, descaracterizariam a criação inicial.

"Aquela história teve um grande impacto emocional em nós dois e não queríamos estragar isso diluindo a premissa original (...) Pelos meses seguintes eles [editores da DC] tentaram nos convencer a seguir com o Monstro, mas recusamos sistematicamente (...) Quase um ano despois de conlcluída a história, de repente me ocorreu que não precisávamos continuar contando a vida de Alex Olsen (...) Qual o problema de criarmos uma nova criatura do pântano pra ser a estrela?". Palavras de Len Wein em 1991 (Revista Clássicos DC: Monstro do Pântano, Raízes - Volume 1, Editora Panini, 2016).

Foi assim que nasceu uma nova identidade para o monstro, pois se em The House of Secrets o personagem se chamava Alex Olsen, na revista própria o personagem se chama Alex Holland. Isto é, os autores recriaram o personagem para que a história original não perdesse o sentido inicial dado por seus criadores.

Mas quanto as histórias originais do Monstro do Pântano, a fase de Wein e Wrightson já tem presentes vários elementos que, mais tarde, seriam aproveitados na aclamada fase escrita por Alan Moore, tais como o Dr. Arcane (que aparece já no número 2).

 

Fase Alan Moore

...

Fase Rick Veitch

...

Fase Mark Millar

...

Fase Novos 52

...

 

Veja também:

           
                         

                         
       
           

 

 


B
B
B
B
B
www.historialivre.com - Na web desde 1999
© 2018 by Marcos Emílio Ekman Faber