www.historialivre.com/popCorn

Gotham Central #1 de fevereiro de 2003. Gotham DPGC foi premiada com o Harvey e o Eisner Award.

pop Corn - Quadrinhos - DC Comics
GOTHAM DPGC

Gotham Central

...
 

.
Gotham DPGC
(Gotham Central) foi uma série de quadrinhos desenvolvida pelos roteiristas Ed Brubaker e Greg Rucka com desenhos de Michael Lark, o ilustrador principal. A HQ foi publicada pela DC Comics entre fevereiro de 2003 e abril de 2006 totalizando 40 edições. No Brasil a editora Panini lançou 4 encadernados reunindo toda a série.

 

...
Texto de Marcos Faber
professor de História e Artes

Publicado em 12 de
janeiro de 2018.

Atualizado em 17
de abril de 2018.
...

Gotham DPGC não é uma HQ do Batman, apesar do herói fazer pequenas aparições em algumas histórias, os protagonistas da série são os policiais e investigadores do Departamento de Polícia de Gotham City (DPGC).

Contudo, os policiais de Gotham não enfrentam os mesmos criminosos que qualquer outra metrópole enfrentaria. Em Gotham, os policiais enfrentam assassinos, estupradores, sequestradores e supervilões como Coringa, Duas Caras e Senhor Frio.

E o grande diferencial de Gotham DPGC é que os policias tem que lidar com situações que não estão presentes em outras HQs, por exemplo, no primeiro arco de aventuras, dois investigadores se deparam como Senhor Frio, um deles é congelado e morto. No dia seguinte a polícia não só tem que investigar o caso, mas limpar toda a bagunça causada por um cadáver descongelando. Para piorar a viúva vai até o necrotério reconhecer o corpo do marido que está derretendo (não como se fosse carne congelada, mas como se fosse picolé).

 


Detetive Nate Patton, Capitã Maggie Sawyer, Detetive Crispus Allen, Detetive Marcus Driver e Detetive Renee Montoya.
Departamento de Polícia de Gotham City (DPGC).

 

Questão do Batsinal

Uma questão que nem sempre fica muito clara nas histórias do Batman é como a força policial de Gotham encara a participação do vigilante em suas investigações. A Questão do Batsinal é bastante simbólica neste sentido.

No arco chamado "Sonhando Acordada" somos apresentados à Stacy, a recepcionista da Central Policial. Na história, narrada na primeira pessoa pela própria Stacy, nos é revelado que ela é a única com autorização para acionar o Batsinal. Isso acontece porque legalmente nenhum membro da força policial pode utilizar o aparelho. Ligar o Batsinal seria receber a ajuda de um vigilante, que, lembre-se, age "fora da lei". Pois, alguns anos antes, a promotoria perdera um caso após os criminosos alegarem que a polícia violou seus direitos ao convocarem o Batman.

Já no arco "Alvos Fáceis" ocorre uma grande discussão entre o sargento Davies e o tenente Probson sobre acionar ou não o Batsinal. Isso acontece logo após o assassinato do prefeito Dickerson e as desconfianças recaírem sobre o Coringa. Nas palavras do sargento Davies: "Se ligar aquele sinal, agora, com toda a mídia lá embaixo, a cidade inteira vai virar um caos pela manhã...", Probson responde: "E se for ele mesmo, sargento? E estiver por aí com um fuzil de precisão atirando nos cidadãos?".

Difícil questão! E os policiais e detetives do DPGC convivem diariamente com ela.

 

Os textos abaixo podem conter spoilers das publiações

PUBLICAÇÕES

Gotham DPGC foi um série fechada publicada entre fevereiro de 2003 e abril de 2006, totalizando 40 edições. Todos os quarenta números foram roteirizados por Ed Brubaker e Greg Rucka, alguns arcos foram escritos à quatro mãos, mas a maior parte das histórias foram escritas individualmente por um dos roteiristas.

Abaixo, os arcos de histórias estão organizados de acordo com os 4 encadernados lançados no Brasil.

 

GOTHAM DPGC: No Cumprimento do Dever

 

 

No Cumprimento do Dever de Ed Brubaker e Grek Rucka. Detetive Marcus Driver perde o parceiro em confronto com o Senhor Frio. A partir daí, tenta enfrentar o vilão sem a ajuda do Batman. O final do arco tem um fantástico diálogo entre Driver e Batman.

Motivo de Ed Brubaker. Continuando o arco anterior, Driver e parceira Romy Chandler tentam descobrir o motivo para o assassinato ocorrido na história anterior.

Meia Vida de Greg Rucka. História premiada com o Eisner Award e o Harvey de melhor história. Uma foto da detetive Renee Montoya beijando sua namorada é enviada à Central, revelando a homossexualidade da agente. A partir daí uma série de eventos colocam Montoya em confronto com o DPGC. Renee passa a investigar quem está tentando incriminá-la. Final surpreendente.

 

 

 

A foto de Renee Montoya beijando a namorada vai parar no mural da Central revelando um segredo da detetive. O arco Meia Vida de Greg Rucka foi premiado com o Harvey e o Eisner.

 

GOTHAM DPGC: Alvos Fáceis

 

Sonhando Acordada de Ed Brubaker. História curta protagonizada por Stacy, a recepcionista da Central. Nesta história é revelado que Stacy é a única com autorização legal para ligar o Batsinal. Como Batman é um vigilante urbano, legalmente a polícia não pode solicitar seus serviços. A solução foi contratar uma funcionária autônoma que pode fazer este trabalho.

Alvos Fáceis de Ed Brubaker e Greg Rucka. O prefeito de Gotham avisa ao comissário Michael Akins que irá cortar as horas extras dos detetives e policiais do departamento, motivo: a crise econômica que assola a cidade. Segundo o político os membros da força policial usam as horas extras para complementar o salário e não para combaterem o crime. O comissário responde alegando que não pode simplesmente passar um caso para outro policial sempre que trocar o turno.

Entretanto, enquanto conversam, o prefeito é alvejado no peito por um disparo. As investigações sobre a morte do governante apontam para um suspeito: o Coringa. Um dos melhores arcos da série.

A Vida é Cheia de Armadilhas de Ed Brubaker e Greg Rucka. Os agentes do DPGC investigam dois assassinatos por envenenamento ocorridos em uma empresa farmacêutica. História com a participação da Caçadora.

Não Resolvido de Ed Brubaker. Após o trágico desfecho de uma mediação de sequestro, os detetives Marcus Driver e Josie MacDonald reabrem um antigo caso que fora de Harvey Bullock.

Dez anos antes, uma bomba explodiu matando toda a equipe de beisebol da cidade. Ao reabrirem o caso, Driver e Josie descobrem que o Chapeleiro Louco poderia estar envolvido no atentado. Ao saber das novas "pistas" Bullock vai atrás do Pinguim.

 

 

Coringa entra em choque com Departamento de Polícia de Gotham no arco Alvos Fáceis de Ed Brubaker e Greg Rucka.

 
GOTHAM DPGC: Sob Suspeita

Corrigan de Greg Rucka. Os detetives Crispus Allen e Renee Montoya entram em confronto com o criminoso conhecido como Aranha Negra. Durante o enfrentamento, o vilão atira em Montoya, Allen revida e mata o criminoso. Mesmo que tenha salvo a vida da colega, Crispus Allen é suspenso.

Ao tentar livrar o parceiro, Montoya recebe a ajuda do inspetor Manuel Esperanza. Para surpresa dos detetives, as investigações os levam a casa de uma simpática senhora que tem um hobby bastante excêntrico, coleciona de "artefatos de crimes".

 
GOTHAM DPGC: Corrigan
 

 

Veja também:

           
                         

                         
       
           


B
B
B
B
B
www.historialivre.com - Na web desde 1999
© 2018 by Marcos Emílio Ekman Faber