Concilio de Trento (1545-1563).

Sala de Aula - História Moderna - Reforma Protestante

A CONTRA REFORMA OU A REFORMA CATÓLICA

Marcos Emílio Ekman Faber

Em resposta a Reforma Protestante, o papa Paulo III (1468-1549) promoveu sua própria reforma dentro da Igreja Católica. Para isso, foi convocado um concílio com o propósito de rever todas as doutrinas católicas que vinham sofrendo críticas de protestantes e humanistas.

O Concílio de Trento (1545-1563), realizado na cidade italiana de mesmo nome, promoveu principalmente as seguintes mudanças:

  • Reativação do Tribunal do Santo Ofício (Inquisição): responsável por julgar todos os casos de heresia, especialmente os praticados pelos protestantes;
  • Criação da Companhia de Jesus (Ordem dos Jesuítas): responsável por conter o avanço protestante na Europa e por levar o cristianismo católico a regiões não cristianizadas (América, Ásia e África);
  • Publicação do catecismo: livro com o resumo da doutrina católica: servia para a catequização de novos convertidos;
  • Criação do Índex: lista de livros proibidos (livros de ciências, bruxaria e, claro, literatura protestante);
  • Confirmação da Bíblia Vulgata (em latim) como a versão oficial da Igreja, ou seja, as Bíblias traduzidas para outros idiomas continuavam não sendo autorizadas.

Os objetivos oficiais do Concílio de Trento eram:

  • Espalhar a fé católica em regiões não cristianizadas;
  • Conter o avanço dos protestantes;
  • Modernizar a Igreja.

Mesmo que oficialmente o Concílio de Trento tivesse por objetivo reformar a Igreja, a verdade é que ele pouco ofereceu em matéria de modernização. Na prática as definições de Trento apenas criaram mecanismos de combate ao protestantismo, principalmente em países onde os reformadores não eram tão fortes como a Espanha, Portugal e a Itália. Nestas regiões os protestantes foram duramente perseguidos. 

 

Aulas em sequência

A Reforma Protestante de Martinho Lutero / As Doutrinas Luteranas / João Calvino e o Calvinismo / Henrique VIII e a Reforma na Inglaterra / A Contra Reforma ou a Reforma Católica / Os Protestantes após a Reforma


Busca no História Livre

powered by FreeFind
Martinho Lutero durante a Dieta de Worms.
 
Papa Paulo III responsável pela convocação do Concílio de Trento em 1545. Também foi o responsável por oficializar a Companhia de Jesus, mais conhesidos como Jesuítas.
 

Princípios Fundamentais do Calvinismo (6:54) por Teologia Wesleyana (Faculdade Metodista).
 
Mapa da expansão protestante na Europa (amplia).
 
 
 
www.historialivre.com - Na web desde 2000
© 2015 por
Marcos Emílio Ekman Faber