Menu Principal
 
Histórias de Frederico
As bolachas recheadas do Frederico
Nosso herói, o Frederico, estava de viagem para Imbé, praia do litoral norte gaúcho. Enquanto aguardava o embarque no ônibus com este destino, resolveu sentar-se e ler a Bíblia, para tanto comprou um pacote de "Negresco", pois estava com fome e também porque foi a única coisa que seu "um real" permitiu comprar.

O Fred "rodou" pela rodoviária de Porto Alegre, que estava lotada, em busca de um lugar para sentar. Foi então que achou um lugar ao lado de um homem que estava lendo distraidamente o jornal. O Frederico sentou-se ao lado do homem e abriu a Bíblia para acompanha-lo enquanto comia o "Negresco". O Fred abriu a Bíblia no livro de Salmos, o de número 4 e correu os olhos até o versículo 4: "Irai-vos e não pequeis, não deixe o sol se pôr sobre a sua ira". Fred pensou: "ainda bem que sou de bem, não me iro com facilidade".

Enquanto estava pensando no que acabara de ler, foi com a mão até o pacote de "Negresco" e catou uma bolachinha, separou os biscoitos e com os dentes raspou o recheio, então colocou as partes da bolacha uma de cada vez entre os dentes devorando-as. Porém percebeu que o homem que estava ao seu lado, pegou o pacotinho comprido e azul, segurou-o com a uma das mãos e com o polegar da outra "empurrou" um dos "Negrescos" para cima, virou o pacotinho e a bolachinha caiu em sua mão, o homem olhou para o Frederico e sorriu, colocando a bolacha na boca. O Fred pensou: "O cara tá tão distraído que comeu uma de minhas bolachas achado que eram suas... hehehe..."

O Frederico então voltou a atenção para a Bíblia, pegou o pacote de "Negresco" e virou uma bolachinha nas mãos, mau largou o pacote no banco e percebeu que o homem ao seu lado fez o mesmo, comendo mais uma de suas "recheadas". Desta vez o Fred ficou furioso: "Que cara-de-pau, safado..." Enquanto estava bufando sentiu ao coração a repetição do versículo que acabara de ler: "Iraivos e não pequeis..." O Frederico em oração agradeceu ao Senhor a lembrança, pois estava ao ponto de "armar o barraco" e voltou a leitura da Palavra.

"Regozijai-vos" pensou enquanto pegava mais duas bolachinhas do pacote. O homem ao lado do Fred esperou que este largasse o "Negresco" e então "virou" também duas bolachinhas que logo devorou. O Frederico ficou vermelho e bufava, lembram dos desenhos animados onde sai fumaça dos ouvidos, pois o Fred ficou assim. Porém novamente o Senhor tocou-lhe ao coração: "Irai-vos e não pequeis..." Mas o Frederico estava tão irritado, que resolveu em oração argumentar com Deus: "Mas Senhor, a Palavra também diz: Não furtarás." O Senhor tocou-lhe novamente ao coração: "Amarás ao teu próximo como a ti mesmo". Bom, o Fred ficou sem argumento e também não estava disposto a dar mau testemunho, já que estava lendo a Bíblia.

"Vamos ver o que este 'safado' vai fazer" pensou nosso irritado herói. O Fred pegou mais uma bolachinha, percebendo que com isso sobravam somente mais duas. O homem nem "pestanejou" e após o Frederico largar o pacotinho pegou também um dos "Negrescos". No pacote havia agora somente uma bolacha.

"O que fará este 'ordinário'?" pensou Frederico, aguardando alguma reação do come-quieto.

Passaram alguns minutos, o ônibus do Fred sairia em breve e o homem "nem bola" para as bolachinhas. O inquieto e irritado Frederico fingia ler a Bíblia, mas na verdade estava espiando com o "canto dos olhos" o pacote de "Negrescos". Foi então que o homem baixou o jornal e "virou" o pacote caindo a última das "recheadas" em suas mãos. O furioso Fred, fingindo que não estava vendo, percebeu que o homem partiu a bolachinha, separando a bolacha de cima da debaixo, o recheio ficou preso a um só dos lados, o homem então bateu no ombro do Frederico que prontamente lhe olhou, o homem então colocou na mão do Fred a parte que estava com o recheio. O Frederico ficou ainda mais irritado, olhou nos olhos do comilão e de tão furioso não emitiu nenhuma palavra, apenas um grunhido: "rumrztzputz" e saiu rapidamente em direção do ônibus que já estava prestes a partir.
Ao sentar em sua poltrona nosso irritadiço herói resolveu guardar a Bíblia, já que estava "sem cabeça" para qualquer que fosse a leitura. Ao abrir a mochila notou um embrulho, onde estavam as "Negrescos" que havia comprado. O Fred quase entrou para dentro da mochila quando percebeu que o tempo todo havia comido as bolachinhas daquele homem que odiara por alguns momentos.

"O sujeito chegou ao ponto de repartir a última das recheadas comigo... e eu cheio de raiva do cara..." se martirizava Frederico.

Então sentiu novamente ao coração a voz do Senhor:

"Amarás ao teu próximo como a ti mesmo".

Marcos Emílio Ekman Faber
Inspirado em conto popular

Menu Secundário
 
História Livre - Marcos Emílio Ekman Faber