Revista Historiador COMPRAR!!!

FIM DE ANO, RETROSPECTIVAS E NATAL

Marcos Emílio Ekman Faber
Porto Alegre, 24 de dezembro de 2010.

É fim de ano. Véspera de natal. As lojas estão cheias. O comércio faturando. Pessoas correndo, algumas sorrindo, outras de cara feia. Todo final de ano é assim.

Na televisão, no rádio e na internet multiplicam-se as retrospectivas do ano. É tempo de balancete. Pesar o que foi bom e o que foi mau. O que necessita ser mantido e o que precisa ser mudado. Todo ano termina assim.

No meu entendimento, 2010 foi um ano muito bom.

Na minha retrospectiva pessoal, tenho meus próprios destaques.

Na política destaco, além é claro da eleição de Dilma, o renascimento do Partido dos Trabalhadores no Rio Grande do Sul. A vitória de Tarso Genro ao governo do Estado, representou a volta do PT ao cenário político gaúcho. Confesso que quando o PT perdeu o governo do RS em 2002 e a prefeitura de Porto Alegre em 2004, pensei que o partido estivesse condenado no Estado. Mas 2010 mostrou-me o contrário. Acredito que desta vez a relação do governo petista com a mídia será diferente do governo Olívio Dutra (1999-2002), onde existiu um conflito entre o governo estadual e a opinião pública. Afinal, Tarso é um conciliador.

Já no cinema, algo que aprecio muito, me marcou o filme Avatar (EUA, 2009), apesar de não ser fã de filmes de ficção científica, gostei muito do que vi. Avatar é um filme que faz refletir sobre o que estamos fazendo com nosso planeta, especialmente nos faz refletir sobre os motivos de estarmos destruindo nosso planeta. Outra coisa importante de Avatar foi assisti-lo em 3D, uma experiência fantástica. Acredito que os filmes de entretenimento nunca mais serão os mesmos após Avatar.

No futebol, foi marcante a Copa do Mundo da África do Sul, apesar da derrota brasileira e das vuvuzelas, foi muito bom ver seleções como a Espanha (campeã) e Holanda (vice-campeã) apresentarem um futebol de excelente qualidade técnica e tática. Outro destaque importante no futebol foi a conquista da Libertadores da América pelo meu Internacional, apesar da derrota do Mundial de Abu Dhabi, o ano foi maravilhoso para os colorados. Como colorado, espero um 2011 ainda mais vitorioso.

Por fim, é natal.

E natal não é consumismo, natal é Jesus Cristo. O Christmas Day, o dia de Cristo. Pois há mais de dois mil anos atrás, Jesus, o filho do Deus vivo, veio a Terra trazer uma mensagem de libertação.

Jesus foi um libertador.

Jesus é o libertador que abriu mão de Sua glória para se fazer homem e estar entre nós. Por amor, Jesus nasceu, morreu e ressuscitou. Portanto, este deve ser o sentido de nossa celebração natalina.

Não faz mal trocarmos presentes, o que faz mal é esquecermos o verdadeiro sentido de estarmos celebrando o natal, ou seja, celebrando o nascimento de Jesus e, assim, celebrando Sua mensagem, uma mensagem de libertação, amor e tolerância. Este deve ser o natal que celebramos e que não termina no dia seguinte, mas deve estar presente em todos os nossos dias.

Volto em fevereiro. Bom natal a todos e um próspero 2011.

 

 


 

 

 

 

O site História Livre é
um espaço de divulgação de artigos e trabalhos de pesquisa em História.
O especial Sala de Aula é um espaço de auxílio a professores e alunos para que melhor desenvolvam suas pesquisas tanto no ensino fundamental
quanto no médio.
© Marcos Faber

...
Siga-nos no




 
www.historialivre.com - Na web desde o ano 2000
.© 2016 by Marcos Emílio Ekman Faber