Tribo reunida em frente a Pedra do Ingá. Os códigos rupestres gravados na rocha ainda não foram traduzidos. Detalhe da graphic novel Piteco: Ingá de Shiko (2014).

Sala de Aula - História Antiga - História da Escrita e da Literatura

ARTE E INSCRIÇÕES RUPESTRES

Marcos Emílio Ekman Faber
Versão para impressão

Arte Rupestre é a denominação para os desenhos e inscrições realizadas pelos homens da Era Pré-Histórica. De um modo geral essas gravuras estão localizadas em paredes, tetos e outras superfícies rochosas. Alguns destes desenhos datam de mais de 10 mil anos atrás.

As mais famosas inscrições rupestres estão localizadas em vários países, mas as principais estão na França (Cavernas de Lascaux, de Nioux, de Chauvet e de Font-de-Gaume), na Espanha (Caverna de Altamira), na Argélia (Platô de Agger), na Argentina (Caverna de las Manos) e no Brasil (Pedra do Ingá, na Paraíba, e Serra da Capivara, no Piauí).

As inscrições rupestres são gravações realizadas pelos homens pré-históricos com o objetivo de registrar os principais acontecimentos de suas tribos. Algumas das gravuras somente sobreviveram ao tempo por que foram gravadas dentro de cavernas e, assim, não sofreram com os desgastes naturais da ação do tempo e do clima.

Quanto ao significado é difícil dizer com certeza o que os homens do passado desejavam transmitir com aquelas gravuras. Mas de um modo geral, as inscrições e desenhos representavam situações do dia-a-dia da época, isto é, retratam momentos de caça, reuniões tribais, danças, paisagens, rituais religiosos, etc. Entretanto, na maioria dos casos os desenhos representam cenas da natureza, principalmente retratando grandes animais como cavalos, bisões, touros e cervos.

Contudo, mesmo que não saibamos o significado da maioria das gravações, ainda assim elas podem nos revelar importantes pistas de como era a cultura, a religião, a sociedade e o comportamento dos homens do período
pré-histórico.


Aulas em sequência:
Arte e Inscrições Rupestres / O Surgimento da Escrita / As Primeiras Formas de Escrita / A Escrita e as Leis / Mitologia e Literatura na Antiguidade / Deuses, Semideuses e Herois na Mitologia

Textos de Apoio (formato PDF):
A Pré-História Lendária da Vila Anair / Códigos de Lei: Comparação e Evolução ao Longo dos Tempos / Arte Rupestre (História da Arte)

 

Amplia
Tirinha de Fábio Coala, abril de 2014.
 
A CAVERNA DOS SONHOS ESQUECIDOS (YOUTUBE.COM)

Documentário: Caverna dos Sonhos Esquecidos (2010) de Werner Herzog (90min.).

A CAVERNA DOS SONHOS ESQUECIDOS (Cave of Forgotten Dreans)

Esse documentário fascinante oferece uma visão sem precedentes da caverna de Chauvet, na França, onde estão as pinturas mais antigas já encontradas na Terra. De Werner Herzog (2010).

 

 

 

 

 

 

333
Busca no História Livre

powered by FreeFind
Gravura na Caverna de Lauscaux, França.
A foto amplia.
Pedra do Ingá na Paraíba (Foto: Marcos Faber, fevereiro, 2014).

Vídeo A História da Palavra: A Revolução dos Alfabetos - TV Escola (27:48)
 
Inscrição rupestre símbolo do Parque Nacional da Serra da Capivara no Piauí
 
Caverna de Chauvet, França. Imagem do documentário "A Caverna dos Sonhos Esquecidos" de Werner Herzog.
www.historialivre.com - Na web desde 2000
© 2016 by Marcos Emílio Ekman Faber