O poderoso Thor, deus do trovão, o mais popular entre todos os personagens da mitologia nórdica. Acima, Thor na modernizada versão da Marvel Comics.

Sala de Aula - História Antiga - História da Escrita e da Literatura

MITOLOGIA E LITERATURA NA ANTIGUIDADE

Marcos Emílio Ekman Faber
Versão para impressão

Quando surgiu a escrita tinha três funções básicas: contabilizar a produção agrícola e comercial, projetar obras de construção e registrar as leis. Porém, com o tempo, a escrita passou desempenhar outro importante papel: registrar os principais acontecimentos do reino, da religião e de alguns personagens importantes do passado. Era o nascimento da literatura.

Contudo, os primeiros registros literários eram recheados por acontecimentos míticos. Eram histórias fantasiosas sobre os acontecimentos do passado, onde quase sempre o personagem principal realizava feitos impossíveis de serem realizados por um ser humano comum.

Por isso, muitos destes mitos relacionam um feito real do passado (algo que realmente aconteceu) com a crença religiosa (e mítica) do povo que o criou. Assim, nos relatos sobre o passado era muito comum que deuses, semideuses, heróis e monstros interferissem nos acontecimentos. Isso tudo tornava os contos mitológicos muito populares.

Entretanto, mesmo que a literatura e os mitos estejam interligados, a verdade é que a mitologia não surgiu apenas com a invenção da escrita. As histórias mitológicas sobre o passado já existiam há muito tempo, sendo transmitidas de geração-a-geração pela tradição oral.

Outra coisa muito importante é que os
mitos eram responsáveis por transmitir e preservar a cultura e a religião do povo ao qual fora criada. Não tendo por objetivo apenas entreter, mas instruir os ouvintes e leitores naquilo que se desejava, garantindo a transmissão e perpetuação da cultura e da religião local.


Aulas em sequência:
Arte e Inscrições Rupestres / O Surgimento da Escrita / As Primeiras Formas de Escrita / A Escrita e as Leis / Mitologia e Literatura na Antiguidade / Deuses, Semideuses e Herois na Mitologia

Textos de Apoio (no formato livrinho para impressão frente e verso):
O Mito de Teseu / O Mito de Hércules / O Mito de Perseu / O Mito de Aquiles

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

333
Busca no História Livre

powered by FreeFind
A mitologia está na gênese da literatura.
Luta entre o s deuses egípcios Horus e Seth.

Vídeo sobre O Surgimento da Escrita (9:39)
 
Perseu segurando a cabeça da Medusa, cena do filme Fúria de Titãs.
www.historialivre.com - Na web desde 2000
© 2016 by Marcos Emílio Ekman Faber