Quando as tropas francesas, liderados por Napoleão, chegaram ao Egito no século XVIII encontraram as pirâmides e a Esfinge soterradas pelo deserto.

Sala de Aula - História Antiga - Egito Antigo

A CONSTITUIÇÃO GEOGRÁFICA DO EGITO ANTIGO

Marcos Emílio Ekman Faber

O Egito Antigo surgiu e se desenvolveu ao redor do rio Nilo. Com isso, não seria incorreto afirmar que o Egito Antigo era o próprio rio Nilo. Como nesta região a terra é bastante fértil, as comunidades locais logo se tornaram sedentárias desenvolvendo a agricultura.

No Norte do território, o rio Nilo possui muitos afluentes, formando um delta, é o chamado Delta do Nilo. Nesta área, a terra, apesar de pantanosa, é bastante fértil. Muitos animais vivem nesta parte do Nilo, os jacarés e os hipopótamos tornam a região muito perigosa.

Por toda área do Nilo o solo é fértil. Esta fertilidade, por sinal, assim como a abundância de águas potáveis, também favoreceram o desenvolvimento da pecuária.
Ao Norte do Egito está localizado o Mar Mediterrâneo. É nele que o rio Nilo desemboca. Por sinal, esta passagem permitiu aos egípcios antigos navegarem para fora do Nilo. E assim, comercializarem seus produtos com outros povos, especialmente, com os cretenses e com os fenícios.
À direita do Egito está localizado o Mar Vermelho. Muito conhecido pela história bíblica do Êxodo, história que narra a fuga dos hebreus da escravidão egípcia. Neste relato, Deus abriu o Mar Vermelho para que Moisés e os hebreus pudessem passar em fuga.

Em ambos os lados do Nilo existem desertos de areia escaldante. Se durante o dia o deserto é muito quente, à noite as temperaturas são muito baixas, o que torna muito difícil sobreviver distante do Nilo. Mas isso não foi de todo mal para os moradores da região, pois ser cercado por desertos garantia proteção ao Egito. Essa barreira natural se tornou uma proteção contra povos invasores. Talvez por esse motivo, o Antigo Egito tenha sofrido pouco com invasões estrangeiras.

Por tudo isso, o Egito Antigo prosperou por mais de três mil anos.

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

333
Busca no História Livre

powered by FreeFind
Observe que nas margens do Nilo, a vegetação é intensa, com a terra bastante fértil. Por outro lado, o deserto é bastante próximo.
 

A Importância do Rio Nilo para o Egito Antigo (0:58) por History Channel.
 
Foto de satélite do Rio Nilo. Desertos por todo o lado, somente no contorno do rio Nilo existe vegetação (faixa verde).
 
 
Acredita-se que o nariz da Esfinge foi arrancado por soldados franceses que brincavam de tiro ao alvo (século XVIII).
www.historialivre.com - Na web desde 2000
© 2016 by Marcos Emílio Ekman Faber